O senador Davi Alcolumbre, o deputado federal Hugo Motta e o presidente Lula saíram do almoço na tarde desta segunda-feira, 3, no Palácio do Planalto com um só pensamento: harmonia, união e autonomia entre os poderes.
BARROSO TAMBÉM FALA EM HARMONIA
Para muitos , isso é um claro sinal de que o congresso não aceitará mais interferências do Supremo Tribunal Federal (STF), embora o presidente do STF, ministro Roberto Barroso, tenha deixado claro sua intenção em garantir “o compromisso do Judiciário em sermos parceiros em tudo aquilo que, à luz da Constituição, seja bom para o Brasil”, disse em seu pronunciamento.
TOM É CONTER POSSÍ’VEIS EXCESSOS DO STF
O tom das conversas entre a maioria dos parlamentares foi a contenção dos possíveis ‘excessos’ do STF. Nos últimos dois anos, inúmeros conflitos entre o governo e o legislativo sofre interferências consideradas ‘abusivas’ por parte do Poder Judiciário contra parlamentares.
PESQUISA QUAEST
A pesquisa Quaest divulgada nesta segunda que aponta o presidente Lula com percentual bem à frente de possíveis candidato na disputa pela presidência em 2026, não foi bem recebida ou entendida pelos opositores ao governo. Isso, por que semana passada, uma outra pesquisa da mesma Quaest mostrava o governo e o próprio presidente Lula em queda na popularidade e desaprovação.
OMAR AZIZ E A IMAGEM DE LULA
O senador Omar Aziz (PSD), que já divulgou e demostrou a vontade de voltar ao governo disputando as eleições de 2026, formou grupo, está em constantes contatos e reuniões com prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças em Manaus e nos municípios do Amazonas, além, é claro do anunciado apoio do senador Eduardo Braga (MDB) e do prefeito David Almeida, tem outra grande tarefa se quiser atingir o objetivo: melhorar a imagem do presidente Lula no Amazonas.
BR-319 E MARINA SÃO IMPECÍLIO
Omar terá maior chance de alcançar o seu objetivo se conseguir convencer o presidente Lula a ‘puxar’ a orelha da Ministra Marina Silva, contrária ao asfaltamento e infraestrutura da Transamazônica e fazer o governo federal concluir as obras da BR3-19 que acabará com o isolamento do Amazonas e Roraima do restante do país.