A Prefeitura de Manaus está intensificando as obras de implantação de pavimentação asfáltica e revitalização nos dois quilômetros do ramal 9, que dá acesso à comunidade Cristo Rei, no bairro Puraquequara, na zona Leste. O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, esteve no local na tarde desta quinta-feira, 12/8, fiscalizando os trabalhos e cumprindo o compromisso de levar as ações do Executivo, para melhorar a trafegabilidade para os moradores.
No local, que era todo em solo natural, vivem mais de 300 famílias, a maioria produtores rurais, com dificuldade de escoar a produção por conta do solo arenoso, que se transforma em atoleiro em dias de chuva. Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) foi quem iniciou os serviços de terraplanagem, para a implantação asfáltica de toda a via.
De acordo com o vice-prefeito Marcos Rotta, a ação no ramal vai melhorar a trafegabilidade para o escoamento dos produtos agrícolas produzidos pelas famílias de agricultores, que moram na comunidade, além de garantir o acesso dos ônibus escolares, para levarem as crianças às escolas, um dos maiores problemas enfrentados atualmente.
“Aqui nunca teve asfalto. Neste ramal têm pessoas que moram há 46 anos e que pleiteavam em todas as administrações um pouco mais de carinho, de atenção e clamavam pela infraestrutura. Nós assumimos um compromisso em nome do prefeito David Almeida, e hoje estamos mudando a realidade de quem reside e trabalha aqui nas suas pequenas agriculturas. Mesmo diante de um cenário muito complicado, ainda com chuva, com poucos recursos, a saída que nós encontramos é continuar trabalhando para levar mais dignidade às pessoas nos quatro cantos da cidade, sobretudo em locais onde a população estava entregue à própria sorte e esquecidas pelo poder público”, afirmou Rotta.
O vice-prefeito fez questão de reforçar que o asfaltamento aplicado no ramal é o mesmo utilizado em grandes avenidas como Torquato Tapajós e Governador José Lindoso (Torres), com pelo menos cinco centímetros de espessura, além da implementação de redes de drenagem para garantir a durabilidade do serviço realizado na via.
Mudança
O escoamento da produção da agricultura familiar é um dos maiores gargalos dos moradores do ramal 9, assim como em diversas regiões da zona rural de Manaus. O morador Jucelino Vilácio, 56, reside no local há 44 anos e, segundo ele, é a primeira vez que a prefeitura realmente iniciou uma ação de revitalização de todo o local e não apenas na via de acesso.
“Antes isso aqui era um sofrimento, só nos prometeram e não cumpriram. Quando chovia, os ônibus não desciam, as crianças chegavam na escola suadas, a pé. Bastou uma visita do vice-prefeito Marcos Rotta, para presenciarmos a vinda das máquinas e o início dos trabalhos da Seminf. Agora, com esse asfalto, a comunidade Cristo Rei vai ser muito abençoada. Que Deus abençoe o nosso prefeito David Almeida e dê muita sabedoria, para que ele continue administrando a nossa cidade”, afirmou Vilácio.
Zona rural
Desde o começo do ano, a Prefeitura de Manaus tem empenhado esforços para atender as comunidades da zona rural com o objetivo de garantir acessibilidade aos moradores e possibilitar o escoamento da produção agrícola. A gestão David Almeida intensificou as melhorias e recuperou, nos primeiros meses do ano, 15 grandes ramais da capital.
Texto – Divulgação / Seminf
Fotos – Osmar Neto / Seminf