O ex-presidente democrata Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos da América (EUA), numa da mais acirradas eleições norte-americanas. Trump venceu a opositora e atual vice-presidente do país, Camala Harris, do partido Republicano e será 47º presidente dos EUA.
A apuração ainda não havia acabado em alguns estados, mas o número de delegados necessários conquistados pelo republicano, mais de 270, garantiu a vitória antecipada.
Até a madrugada desta quarta-feira, os números de votos davam ampla vantagem a Donald Trump, conforme a apuração que aponta 52,5% para Trump. O candidato ainda contabilizou mais de 247 delegados contra 210 delegados de Camala. A conquista da maioria dos delegados, facilita a administração do presidente eleito nos EUA. O objetivo é chegar a 270 delegados.
O candidato Donald Trump foi melhor na Flórida, na Carolina do Norte, Geórgia e na Virgínia, importantes redutos eleitorais, bem como na maioria dos estados nos EUA, com 66% dos votos apurados. Trump ganhou em mais de 20 estados e Camala em apenas 10 estados.
A inflação que chegou a 20% nos EUA desde a pandemia em 2021, pesou contra Camala, uma vez que ela é vice-presidente.
PESQUISA
Uma hora da madrugada no Brasil, pesquisa de boca de urna do Jornal Washington Post apontava 91% de chance de vitória de Donald Trump. No lado de Camala Harris, os organizadores de campanha divulgaram comunicado para que as pessoas voltassem para casa e acompanhassem o resultado pela manhã, numa clara perspectiva de que perderiam a eleição. NY Times disse que a probabilidade de Trump ganhar é de 92%.
Em números de votos apurados até as 2h da madrugada de quarta-feira, o Brasil, dia 6, Trump tinha 61,4 milhões ou 51% dos votos contra 57,2 milhões ou 47,5% computados para a candidata democrata.
Agências internacionais de notícias apontam maioria republicana no senado, na madrugada, horas antes do encerramento da apuração.
A previsão é que Donald Trump possa ter 302 delegados e ter a grande maioria dos senadores e deputados. O presidente eleito nos EUA acompanhou a apuração da votação em Palm Beach, na Flórida e vai falar aos eleitores ainda nessa madrugada.
mais tarde atualizações.