Aproximadamente 7.500 funcionários do Twitter em todo o mundo, inclusive no Brasil, foram demitidos nesta sexta-feira (4). Após a compra do aplicativo por cerca de US$ 44 bilhões, Elon Musk fez uma de suas primeiras decisões: um corte considerável de pessoal. Segundo o Valor informa, cerca de 150 pessoas perderam seus empregos no Brasil como resultado.
Na quinta-feira (3) muitos funcionários relataram receber um e-mail informando sobre o processo de demissão na manhã seguinte, sexta-feira (4). No entanto, sem qualquer informação adicional ou específica, muitos funcionários não conseguiam nem ligar seus computadores quando acordavam para começar o dia de trabalho.
“Se o seu emprego não for afetado, você receberá uma notificação por meio de seu e-mail do Twitter”, disse uma cópia do e-mail obtida pela CNN. “Se o seu emprego for afetado, você receberá uma notificação com as próximas etapas por meio de seu e-mail pessoal”.
Os gerentes não puderam se encontrar pessoalmente ou se comunicar diretamente por telefone. Este fato foi relatado pela Reuters.
Em relatos no Twitter, um funcionário de Londres informou que não conseguiu acessar sua conta às 3h, horário local. Nos comentários, alguns usuários negaram o fechamento do formulário.
Até mesmo funcionários do Twitter conhecidos como Tweeps se manifestaram nas redes onde trabalham contra demissões em massa, como disse o desenvolvedor de software profissional:
” Recebi o e-mail… ainda tenho um emprego. Mas fiquei acordada ontem à noite vendo pessoas trabalhadoras, talentosas e atenciosas serem desconectadas uma a uma e não sei o que dizer. Não fui demitida, mas me sinto enojada”.