Além do novo prédio, o órgão reformou a sede de Lábrea, no município vizinho, aprimorando a infraestrutura e ampliando a capacidade de atendimento à população
Em continuidade ao processo de interiorização e modernização de suas instalações, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) apresentou, nesta quinta-feira (10/10), a sede própria de Manicoré e a sede reformada de Lábrea. A iniciativa, liderada pelo procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, faz parte de um esforço para ampliar a presença do órgão no interior do estado, oferecendo melhores condições de atendimento à população local.
Na parte da manhã, o procurador-geral participou da entrega da sede de Lábrea reformada, enquanto, à tarde, foi realizada a cerimônia de inauguração da nova “casa” do órgão em Manicoré — 17ª unidade inaugurada por Alberto Nascimento Júnior nos últimos quatro anos. As novas promotorias substituem as antigas instalações, que funcionavam em prédios separados no Fórum do Tribunal de Justiça do Amazonas. A nova sede de Manicoré foi erguida em sete meses, construída desde os alicerces.
“Nós estamos aqui com uma obrigação que é servir a população. Viva Manicoré, viva o Amazonas, viva o Ministério Público do Estado do Amazonas”, exaltou o PGJ.
O promotor titular das comarcas de Manicoré, Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra, destacou a satisfação em contar com um espaço amplo, confortável e acessível para melhor atender a população. Ele ressaltou que a nova estrutura reforça a presença do Ministério Público no interior do Amazonas, contribuindo para o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade local.
“Agradeço ao dr. Alberto por proporcionar ao Ministério Público uma casa dessa bagatela, do tamanho que o município de Manicoré precisava”, agradeceu o promotor de Justiça.
Sustentabilidade e conectividade no interior
As novas unidades seguem o padrão de qualidade já adotado em outras 16 promotorias do interior, com modernas instalações que incluem internet via tecnologia Starlink, sistema de energia solar, reaproveitamento de água pluvial, brinquedoteca e áreas que comportam até três promotorias. Essas melhorias estruturais têm como objetivo oferecer maior conforto e eficiência no atendimento à população local.
Uma inovação importante é a instalação de uma antena de internet via satélite, por meio do sistema Starlink, que proporcionará melhor conectividade para a comarca de Manicoré. Essa melhoria é fundamental para assegurar o funcionamento eficaz das atividades judiciais e administrativas do MPAM na região, garantindo maior agilidade nos processos e melhor comunicação com outras unidades.
Além disso, o edifício será equipado com um sensor de monitoramento da qualidade do ar, o PurpleAir PA-II-FLEX, fruto de acordos judiciais e extrajudiciais firmados pelo MPAM. O equipamento vai auxiliar nas operações de combate às queimadas e outras ações de fiscalização ambiental conduzidas pela promotoria local, fortalecendo o papel do MPAM na preservação do meio ambiente no interior do Amazonas.
Expansão da presença do MPAM no interior do estado
A inauguração dessas novas unidades faz parte de um amplo projeto de interiorização do Ministério Público do Amazonas, que, nos últimos anos, tem investido significativamente na melhoria da infraestrutura de suas promotorias em diversos municípios. Recentemente, novas sedes foram entregues em Coari, Manacapuru, Maués, Anori, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e Urucurituba, todas com instalações modernas e adequadas para melhor atender as demandas da população.
Além das inaugurações, o MPAM tem promovido reformas em várias de suas unidades. As promotorias de Itamarati, Carauari, Barreirinha, Tefé, Autazes e Novo Airão passaram por melhorias, proporcionando condições mais adequadas de trabalho para os membros e servidores do órgão.