Nesta quarta-feira, dia 1º de junho, às 10h, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, localizada no Centro de Manaus, realizará uma solenidade para entregar 46 kits para mulheres venezuelanas iniciarem seus negócios na área gastronômica.
A ação faz parte do projeto Mujeres Fuertes, que é uma iniciativa do Hermanitos, promovida com recursos oriundos de reversão trabalhista do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). O projeto tem o objetivo de apoiar mulheres venezuelanas que querem abrir um empreendimento na área gastronômica.
Serão doados três tipos de kits, sendo 21 kits para as mulheres que produzem bolos e doces para vender, 21 kits para as que produzem comidas variadas e dois kits para as que trabalham com a produção de comidas e sucos. Os kits possuem eletrodomésticos e outros utensílios.
Ao todo, 50 venezuelanas participam do projeto Mujeres Fuertes, com ações de empoderamento, capacitação, psicossocial e com incentivo à iniciativas empreendedoras. Elas já receberam formação profissional na área gastronômica e ainda ganharão um ‘capital semente’ do projeto, com recursos financeiros para iniciar seus negócios. Com isso, elas poderão utilizar a cozinha do Hermanitos para preparar seus produtos, investir nos seus negócios e, assim, garantir renda mensal.