Ação também incluiu distribuição de placas informativas com os canais oficiais de denúncia para que os consumidores
Durante a semana que ocorreu o Festival de Parintins, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) intensificou sua atuação na Ilha Tupinambarana com uma série de ações de fiscalização, atendimento direto ao público e ações educativas com distribuição de placas informativas aos comerciantes. No total, foram mais de 40 estabelecimentos comerciais inspecionados, entre restaurantes, hotéis, pousadas, lojas e barracas.
As equipes de fiscalização verificaram a regularidade de preços, a correta exposição de informações obrigatórias, a disponibilidade de meios de pagamento e a validade de produtos. Quando necessário, os agentes orientaram os responsáveis sobre adequações exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Entre as ações realizadas pela equipe de fiscalização, destacou-se a distribuição de placas informativas com os canais oficiais de denúncia, para que os consumidores soubessem como acionar o Procon-AM em caso de necessidade.
O objetivo foi garantir que os direitos dos consumidores fossem respeitados durante o evento, que atraiu milhares de visitantes à cidade.
Além disso, durante a noite, o órgão promoveu uma ação estratégica em frente à portaria do Bumbódromo, com o objetivo de garantir o cumprimento do direito do público de entrar no local com garrafas de água, conforme previsto nas normas de proteção ao consumidor.
O stand do Procon-AM no Turistódromo se tornou um ponto de apoio importante para visitantes e moradores. Com placas instagramáveis, jogos educativos e distribuição de brindes, o local recebeu mais de 300 pessoas, que participaram das atividades e esclareceram dúvidas sobre direitos do consumidor com as dinâmicas de certo ou errado e Perguntas e respostas.
O diretor-presidente do Procon-AM Jalil Fraxe destacou a importância da presença do órgão no evento. “Estar presente com ações educativas e fiscalizatórias é essencial para proteger o consumidor e orientar os fornecedores”, afirmou.
A iniciativa faz parte do calendário de ações externas do Procon-AM, que visa aproximar o órgão da população e atuar de forma preventiva em grandes eventos do estado.
Para mais informações ou para registrar reclamações, os consumidores podem acessar o site www.procon.am.gov.br ou entrar em contato pelo telefone 0800 092 1512.
FOTOS: Estefany Vieira e Warley Vicente/ Procon-AM