De acordo com o portal Politizei, que recebeu ontem, (16), a denúncia de um grupo de pais de alunos da Escola Ten Cel. Candido Jose Mariano, mais conhecida como CMPM V, que fica localizada na Zona Centro-Sul de Manaus, dizendo que mais de três mil alunos correm o risco de serem transferidos para outras escolas públicas do estado, pois segundo informações o governo não renovou o aluguel de uns dos prédios da instituição com a Universidade Nilton Lins.
O grande problema segundo o grupo de pais é que além de todo o transtorno ocasionado aos alunos, existe também prejuízos financeiros, pois para estudar na instituição é obrigatório adquirir kits de livros, fardamentos e outros, que podem chegar a mais de R$2 mil.
As preocupações começaram a ganhar grandes proporções pelo fato de que o governo no último dia 7 autorizou o retorno às aulas 100% presenciais das redes pública e privada de ensino no dia 23 de agosto, em Manaus, e no dia 8 de setembro, no interior do estado. Como os alunos estão de forma híbrida até o momento não teve nenhum problema de capacidade na escola, mas com o retorno de todos e um prédio a menos, a escola não irá suportar a quantidade atual de alunos que passa de seis mil.
Com o retorno próximo de acontecer a SEDUC junto a gestão da escola estão buscando essa “solução” que pode prejudicar milhares de pais e alunos da escola CMPM V.
Segundo informações, está programado para acontecer nesta terça- feira (17), uma manifestação na frente da escola às 08h, com o objetivo de cobrar esclarecimentos da gestão da unidade e também tentar impedir que essas transferências aconteçam.
A nossa equipe tentou contato com a Secretaria de educação, mas até o fechamento dessa matéria não teve retorno.