Quatro das oito vítimas do deslizamento de terra em Manaus eram venezuelanas, segundo o Governo do Amazonas. As vítimas eram da mesma família e foram identificadas na manhã desta segunda-feira (13).
Segundo o governo estadual, das oito vítimas, quatro são adultos e quatro crianças, sendo cinco do sexo masculino e três do sexo feminino. Todos os mortos já foram identificados pelas famílias.
As quatro vítimas venezuelanas que morreram no soterramento foram identificadas por Leoscarmi Jused Salazar. A sobrevivente perdeu a mãe, o irmão e dois primos.
- Rosmig Yelena Salazar, 43 anos, morreu ao tentar sair da casa com o filho e sobrinhos. É mãe de Leoscarmis Jused Salazar, sobrevivente do soterramento.
- Ilan Frango Corales, 35 anos, sobrinho de Rosming, morreu quando saía de casa com o filho. Morava na residência ao lado da tia.
- Israel Jonniel Frango, 7 anos, filho de Ilan e sobrinho de Rosming, morreu enquanto saía de casa com o pai.
- Dainelson Rosniel Alvorada, 4 anos, filho de Rosming e irmão de Leoscarmis. Morreu ao lado da mãe, enquanto tentavam sair do local.
A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) se solidarizou com as famílias vitimadas pelo deslizamento de terra em Manaus e informou que está acompanhando as ações da prefeitura e do governo do estado no apoio à resposta.
Segundo a Acnur, atualmente, estima-se que cerca de 40 mil pessoas venezuelanas estejam no Amazonas. A onda imigratória iniciou em meados de 2017, quando venezuelanos começaram a chegar na cidade e acampar na rodoviária da capital após sofrerem com agravamento da crise humanitária no país natal.
Outras vítimas
Outras quatro vítimas já haviam sido identificadas na manhã desta segunda-feira (13). Entre elas, mãe e filha, que foram encontradas abraçadas. Pai e filho, de família distinta, também foram encontrados nos escombros.
- Jucicleia Barbosa de Lima, de 31 anos, foi identificada pela mãe, a aposentada Maria das Graças. A filha da vítima também morreu no deslizamento.
- Heloiza Barbosa, de 7 anos, é filha de Julcicleia. A criança também foi retirada dos escombros e identificada pela avó, Maria das Graças. Mãe e filha serão veladas em uma igreja no bairro Jorge Teixeira, próximo ao local do deslizamento.
- Cleberson Nunes Barbosa, de 34 anos, foi identificado pela família durante a madrugada.
- Caleb Mendes Nunes, de 7 anos, foi encontrado morto no local. A vítima é filho de Cleberson. Pai e filho serão velados na Igreja Missionária de Aliança e Milagre, no bairro Jorge Teixeira, também nas proximidades de onde ocorreu a tragédia.
Desabrigados são levados para escola
Moradores que ficaram desabrigados após o deslizamento de terra serão alojados na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, localizada na Avenida Itaúba, próximo ao local do deslizamento.
A Prefeitura de Manaus informou que 76 famílias serão abrigadas temporariamente no local.