Manaus (AM) – O prefeito de Borba, Simão Peixoto, foi solto pela polícia no 1° Distrito Integrado de Polícia, na tarde deste domingo (16). Na última sexta-feira (14), a Justiça Federal determinou a soltura do prefeito de Borba, Simão Peixoto (PP). A decisão da liberdade provisória foi concedida pelo juiz Federal da 1ª Região, Marllon Sousa.
O prefeito saiu do local do 1° DIP, sem a tornozeleira eletrônica e conduzido a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para colocação do aparelho. Simão Peixoto vai continuar afastado do cargo de prefeito.
Segundo a advogada de Peixoto, ele terá de pagar cerca de 80 salários mínimos, e os envolvidos vão ter que pagar 20 salários mínimos. Ainda de acordo com a advogada, apenas a Justiça Federal tem competência para julgar o caso.
Peixoto foi preso em maio deste anos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amazonas, em deflagração da “Operação Garrote”, após a investigação da MP apontar indícios da criação de uma organização criminosa, comandada pelo prefeito de Borba.
De acordo com o MP, o prefeito cometeu fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva em Borba.