Uma megaoperação foi montada no Distrito Federal, mais precisamente na Esplanada dos Ministérios, para evitar a suposta repetição das ações de vândalos contra prédios de poderes na capital do País.
Nesta mesma data, em 8 de janeiro de 2023, a invasão do Congresso nacional, a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), foi considerado um ataque à democracia e mais de duas mil pessoas foram presas e investigadas, algumas condenadas a sentenças de 17 anos de prisão.
CPI DO 8 DE JANEIRO
Vídeos adquiridos pela imprensa pôs em dúvida a origem dos participantes da invasão e levantou forte suspeita de participação de pessoas ligadas ao atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e gerou a CPI que investigou várias pessoas e resultou na queda do ministro de segurança institucional, general G. Dias.
A situação piorou quando o ex-ministro Flávio Dino, agora ministro do STF, negou entregar outros vídeos que comprovariam a participação de pessoas ligadas ao governo no evento.
É esperado para a tarde desta segunda-feira, 8, pronunciamentos do presidente Lula, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e outras autoridades.
Foto: Pedro França/ Agência Senado