O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta sexta-feira (4/7), da aula inaugural do curso de Conferente Vistoriador da Escola Passarão, projeto de capacitação desenvolvido pelo Grupo Chibatão em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), dentro do programa Prosperar Manaus.
A formação é voltada para pessoas inscritas no CadÚnico e tem como objetivo gerar qualificação técnica, oportunidade de emprego e autonomia financeira, integrando os eixos de assistência social e desenvolvimento econômico.
Para o diretor do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a formação de talentos e o desenvolvimento social da região. “Acreditamos na força do trabalho e na transformação que a educação profissional pode trazer. A Escola Passarão nasce como um centro de excelência em capacitação para o setor logístico, mas, acima de tudo, como uma ponte para mudar realidades e criar oportunidades”, afirmou.
Durante o evento, o ministro Wellington Dias elogiou a iniciativa e ressaltou a importância de parcerias entre o poder público e o setor privado para fortalecer as políticas de inclusão produtiva.
“Esse curso oferece uma oportunidade real de ascensão: alguém pode começar como conferente e chegar a operar um guindaste de grande porte. Esses equipamentos, importados da Alemanha, só existem aqui na América Latina. São milhares de funcionários no Porto e a demanda por novos profissionais é constante. Os que se formarem nesse curso, especialmente os que vêm do CadÚnico e do Bolsa Família, já saem prontos para o mercado. A meta do presidente Lula é essa: transformar benefício em emprego, e estamos fazendo isso com apoio do setor privado”, disse o ministro.
Já o deputado federal e secretário de Assistência Social de Manaus, Saullo Vianna, destacou que o curso faz parte de um conjunto de ações do programa Prosperar Manaus, que oferece formação técnica, inclusão digital e conexão direta com o mercado de trabalho.
“Estamos promovendo políticas públicas com foco em empregabilidade real. A formação de hoje é apenas o começo. O Prosperar Manaus vai alcançar muitas outras áreas e abrir portas para centenas de famílias em situação de vulnerabilidade.”
A primeira turma de Conferente Vistoriador da Escola Passarão tem as aulas ministradas por profissionais experientes do próprio Grupo Chibatão, com suporte pedagógico da escola. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a atuar no segmento logístico-portuário, que segue em expansão no Amazonas e os que tiverem melhor desempenho poderão até mesmo integrar o quadro de colaboradores da empresa.