O Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender a eleição ocorrida em 12 de abril de 2023, que reconduziu o deputado estadual Roberto Cidade a mais um mandato na presidência da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).
A decisão, do ministro Cristiano Zanin, foi publicada na última segunda-feira, 28, quando se comemorou o Dia do Funcionário Público.
A anulação da eleição que colocou Roberto Cidade como presidente da casa até 2026, foi proposta e uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), do Partido Novo.
Na decisão, o ministro do STF concluiu que a reeleição nas formas realizadas, através de uma emenda a constituição estadual do Amazonas, ‘infringe o entendimento consolidado pela corte suprema, sobre a periodicidade das eleições legislativas.
Até o momento Roberto Cidade não se pronunciou sobre no assunto. Com isso, nova eleição deverá ser convocada e realizada em breve.