O Presidente Lula teria decidido, segundo fontes do Palácio do Planalto, o nome do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF). A tentativa de emplacar o nome de Dino a Suprema Corte, seria para ajudar o Ministro Dino que vem sendo atacado duramente pelo Congresso e não deve se manter no carco de ministro ano que vem.
Lula também teria declinado a indicar o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Dino tem sido cobrado pelos parlamentares principalmente depois que não autorizou as imagens do dia 8 de Janeiro, solicitado pelos parlamentares durante a CPI do dia 8, mas também pela crescente onda de violência no País.
CONGRESSO PODE PRECAR DINO
Mesmo indicado pelo presidente Lula, Flávio Dino, que disputa a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, pode ser barrado durante a sabatina no Senado Federal.
O governo tem maioria no Senado e tem acumulado perdas na aprovação de leis. O efeito STF, que também vem sofrendo oposição no Congresso Nacional, como a recém aprovada PEC que limita os poderes do STF, pode influenciar na rejeição ao ministro Flávio Dino.
LULA INDICA E VIAJA
O presidente Lula, segundo fontes do palácio, viaja para o Oriente Médio, onde participa de reuniões e só deve retornar ao Brasil na outra semana.
Lula também não está nos melhores momento e vem sofrendo duras críticas de todos os lados. Até aliados não estão confortáveis com decisões e principalmente opiniões do presidente.
O presidente pode sofrer a qualquer momento pedido de impeachment e também tem sido alvo de críticas no Congresso, principalmente devido aos gastos excessivos e o rombo nas contas públicas.