Na noite desta terça-feira, 3, o vereador Rodrigo Guedes (PSC) se juntou a mais de 800 ciclistas para uma manifestação por respeito aos ciclistas no trânsito. Esta foi uma das maiores manifestações dos adeptos deste meio de transporte. O protesto se iniciou na Avenida Djalma Batista e percorreu a Avenida Brasil, até o local do acidente do ciclista Saulo Alves, onde foi colocada uma ghost bike em sua homenagem.
“A voz dos ciclistas ecoou alto. Nos últimos anos, 34 ciclistas vieram a óbito vítimas de atropelamento em Manaus e centenas de vítimas não fatais de atropelamento. Estamos em último lugar do Brasil em infraestrutura cicloviária e nada muda, parece que simplesmente ignoram o tema. Mais uma vez estive ao lado do povo. Os ciclistas se mobilizarão outra vez se necessário e espero que não seja! Só querem viver, é pedir muito?”, disse o parlamentar.
Guedes explicou ainda que o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) garante normas à circulação de ciclistas no trânsito, como a prioridade a eles e uma distância mínima de 1,5 metro dos veículos maiores. Além disso, o parlamentar explicou que muitos adeptos do uso da bicicleta o fazem por não terem condições financeiras de possuírem um outro veículo, o que vai além do uso como esporte.
“Muitas pessoas desconhecem as regras como, a via é o lugar de trânsito dos ciclistas (art. 59 CTB), pedestres e ciclistas têm prioridade (art. 58 CTB), ao ultrapassar o ciclista deve-se reduzir a velocidade, a ultrapassagem pelo veículo sobre o ciclista tem que ser feito com a distância mínima obrigatória de 1,5 m de distância (art. 201 CTB), fora as regras legais, é uma questão de humanidade. Ciclismo é sustentabilidade, saúde, transporte, mobilidade, dignidade. Só falta enxergarem isso”, afirmou.
Texto: Déborah Arruda – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Michell Mello – Assessoria de Comunicação do vereador