Data: 28/05/2025 Texto: Rosângela Alanís Fotos: Assessoria/Samsung
Alunos de Logística e de Tecnologia em Gestão da Qualidade do Centro Universitário Fametro visitaram, nesta terça-feira (28), a fábrica da Samsung Eletrônica da Amazônia, no Distrito Industrial de Manaus, zona Sul. A atividade fechou a agenda do mês de maio do Programa Zona Franca Portas Abertas.
Na breve apresentação institucional sobre a história, filosofia, missão e valores da empresa, o grupo de 20 alunos obteve informações sobre a política interna de recursos humanos e de sustentabilidade, além de uma abordagem geral sobre processos de gestão e de logística da planta fabril de Manaus.
Em seguida, os visitantes passaram pelo showroom da fábrica, a fim de conhecer os produtos atualmente fabricados no complexo – entre celulares, smartwatches, buds, tablets, condicionadores de ar, televisores e monitores.
Na sequência, foram conduzidos para visitas guiadas em três áreas do complexo produtivo da Samsung onde tiveram a oportunidade de se interar sobre os processos tecnológicos envolvidos na fabricação de telefones celulares, televisores e ar-condicionados. Também , puderam verificar os processos de armazenamento de materiais e componentes utilizados nos processos fabris, bem como de distribuição dos produtos para todo o Brasil.
Alguns detalhes em especial chamaram a atenção dos estudantes durante a visita, como a observação da operação de robôs autônomos nas linhas de produção e a informação de que alguns modelos de televisores levam menos de 11 segundos para serem finalizados.
O aluno Carlos Adriano, do curso de Logística, disse que se surpreendeu como a empresa articula diferentes tecnologias na sua produção. “Para nós é muito importante ver materializados os nossos conhecimentos adquiridos em salas de aula”, afirmou.
Para Carolina Oliveira, estudante do curso Tecnólogo em Gestão da Qualidade, a experiência foi muito enriquecedora: “Pudemos visualizar como os processos produtivos ocorrem na prática”, destacou.
A professora Tássia Patrícia do Nascimento ressaltou que a visita técnica à Samsung proporcionou aos alunos uma visão real do mercado de trabalho e das dinâmicas profissionais em sua área de estudo. “Tivemos a oportunidade de conhecer de perto os processos produtivos, e saber um pouco mais sobre a empresa e os métodos de gestão utilizados. “Foi um momento incrível e cheio de aprendizado para todos”.
Portas Abertas
Implementado em 2021 e transformado em programa institucional da Suframa a partir de janeiro de 2024, o Zona Franca Portas Abertas oferece opções de visitas monitoradas às plantas fabris que integram o modelo de desenvolvimento regional Zona Franca de Manaus, contando com a parceria de indústrias e institutos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que se colocam à disposição para apresentar aos visitantes a sua história, os seus produtos, processos produtivos e a cultura corporativa, bem como formas de gestão e de produção no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Informações: [email protected]