Data: 30/04/2025 Texto: Layana Rios
Fotos: Isaac Júnior e Layanne Raquel/Suframa, e colaboração de Mariana Manso/Suframa
Dando continuidade ao projeto Suframa nas Escolas, a Autarquia promoveu mais duas ações nesta semana, com destaque para a participação do superintendente Bosco Saraiva na atividade realizada nesta quarta-feira (30), na Escola Estadual Dorval Porto, que completa 50 anos em 2025 e está localizada no bairro Crespo, zona Sul de Manaus.
Egresso da própria unidade de ensino, onde estudou entre os anos de 1975 e 1976, o superintendente compartilhou com os estudantes sua trajetória pessoal e profissional, destacando a importância da Zona Franca de Manaus no desenvolvimento da cidade e nas oportunidades geradas para a população local.
“Foi aqui que tudo começou para mim. Estudei nesta escola, onde tive um bom ensino que me permitiu ingressar na antiga Escola Técnica Federal para cursar Eletrônica. Era uma época em que o Polo Industrial de Manaus estava começando a se consolidar. Em 1980, já estava estagiando na Semp Toshiba. Depois passei pela Sharp do Brasil e pela Gradiente. Mais tarde, iniciei minha trajetória na política e hoje retorno aqui como superintendente da Suframa”, relatou Bosco Saraiva.
O gestor também incentivou os estudantes a conhecer mais sobre a história da Zona Franca. “É preciso conhecer o passado para entender a importância do que temos hoje. A instalação do Polo Industrial mudou a vida da nossa cidade. Recomendo que vocês estudem a história da Zona Franca de Manaus. Só é possível defender aquilo que se conhece”, afirmou.
A programação na escola Dorval Porto incluiu ainda uma palestra ministrada pelo servidor da Suframa Diego Forero, que apresentou aos estudantes os principais aspectos do modelo Zona Franca e seus impactos econômicos e sociais para a região.
Zona Centro-Sul
Na terça-feira (29), a ação ocorreu na Escola Estadual Vicente Telles, no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião, o economista da Suframa, Jessé Rodrigues, conduziu uma palestra sobre a relevância da Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento regional e nacional.
Entre os estudantes, o tema despertou grande interesse. Alex Melo do Santos, de 15 anos, destacou a importância do conteúdo apresentado. “A palestra me ajudou a entender melhor a importância do Polo Industrial não só para Manaus, mas para toda a região Norte. Acho que também despertou o interesse de muita gente da turma; a maioria nunca tinha parado para pensar em como tudo isso funciona”, comentou.
O projeto Suframa nas Escolas tem como objetivo aproximar a Autarquia da comunidade escolar, promovendo o conhecimento sobre o modelo Zona Franca de Manaus, sua história e seu papel no desenvolvimento econômico, sobretudo, da Amazônia Ocidental e Amapá.
Informações: [email protected]