Nesta sexta-feira, 8/7, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana (Semulsp), entrega mais um Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Instalado no Assaí Atacadista, no bairro Flores, zona Centro-Sul, o novo coletor permite o descarte correto de resíduos como papel, plástico, metal, vidro, papelão, entre outros materiais.
Este é um serviço essencial para a cidade, pois diminuiu a quantidade de resíduos que vão para o Aterro Sanitário, cria novos mercados da reciclagem e gera renda extra a muitos profissionais catadores.
Todos podem ajudar separando materiais como papel, plástico, papelão, garrafas pet, caixinhas tetra-pack, latinhas, revistas e jornais.
O material recolhido pela coleta seletiva vai diretamente para os catadores de recicláveis que possuem cadastro com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
Atualmente, através de uma grande mobilização de órgãos federais, estaduais, municipais; representantes das indústrias, comércio e serviços, foram instalados novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em 25 lojas das maiores varejistas de Manaus, sob a responsabilidade de quatro entidades de catadores.
Como faço para entregar meus resíduos separados?
1.Separe o resíduo seco (embalagens, papel, plástico, latinhas..);
2.Não entregue o resíduo úmido (ou orgânico): restos de alimentos, papel molhado ou plantas. Eles devem ser descartados no lixo ou usados como adubo;
3.Entregue apenas os resíduos secos que não estão sujos;
Guarde os resíduos separados dentro de casa de maneira higiênica, até que passe o caminhão para recolher;
5.O ideal é guardá-lo em recipientes fechados, que evitam o surgimento de moscas e a emissão de odores
6.Existem materiais que não podem ser jogados no lixo e também não servem para a coleta seletiva, como: pilhas, baterias, aparelhos eletroeletrônicos, lâmpadas e materiais hospitalares;
7.Lâmpadas fluorescentes podem ser recicláveis. Procure os pontos de entrega mais perto de você;
A criação de novos PEVs é uma exigência da Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e prevê que a gestão de resíduos seja compartilhada entre todas as partes envolvidas na cadeia de consumo. Desta forma, a Prefeitura de Manaus participa ativamente da instalação da Logística Reversa na cidade, tomando parte do grande movimento liderado pelos Ministérios Públicos Federal, de Contas e do Estado, Associações comerciais, entidades representativas, entre outros órgãos.