O novo Centro de Testagem contra a Covid-19, nas etapas 1 e 2 Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), na zona centro-oeste de Manaus, entrou em funcionamento na manhã desta quarta-feira (19/01), sendo uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus. O espaço possui ampla estrutura com 20 pontos de coleta do teste montados, área de triagem e atendimento médico para as pessoas que testarem positivo.
O governador Wilson Lima esteve no espaço juntamente com o prefeito de Manaus, David Almeida, para acompanhar o início do atendimento. A estratégia de abrir este posto de testagem tem como objetivo identificar e monitorar os casos da doença.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, médico Anoar Samad, o Estado está cedendo não somente as instalações do local, mas também está disponibilizando profissionais para atuação no local, sendo 14 médicos, 10 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico. Além disso, destinou 20 mil testes rápidos de antígeno para a ação.
“É um apoio muito grande. Imagina um centro de testagens desse com capacidade de 5 mil atendimentos por dia. Isso vai ajudar muito a população, ainda mais nessa fase de um aumento exponencial de casos. Além da estrutura, o Governo do Estado também entrou com médicos, entrou com técnicos em enfermagem, com auxiliares e também com testes”, explicou o secretário.
Atendimento – Nesta quarta-feira, o atendimento teve início às 9h e seguirá até às 19h. A partir da quinta-feira (20/01), será até 17h. Além do teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, haverá atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19.
A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, esclarece sobre quando a população deve procurar o centro de testagem.
“É importante que a população venha procurar fazer o teste somente se estiver com sintomas, porque se não estiver com sintomas, nós não estamos orientando a testagem. Estamos priorizando neste momento as pessoas que estão apresentando sintomas, respiratórios principalmente, como tosse, dor de garganta, febre, mal-estar geral”, enfatizou Tatyana Amorim.
Ampliação da testagem – A média de testes realizados teve um grande aumento no Amazonas, passando de 40 mil testes por mês para 60 mil testes por semana, atualmente. Além do centro de testagem, o Estado oferta a testagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Rodoviária e Porto de Manaus e, ainda, nas Unidades e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs), do Governo do Amazonas.
FOTOS: Arthur Castro/Secom