Após dois dias de intensificação da vacinação contra a Covid-19, nas últimas quarta e quinta-feira, 21 e 22/7, a Prefeitura de Manaus definiu locais com horário diferenciado de aplicação da primeira dose nesta sexta-feira, 23, para o público de 18 anos e mais, que ainda não tenha sido vacinado. Haverá 13 pontos, sendo nove unidades de saúde em todas as zonas da cidade, com funcionamento das 13h às 19h para atender em primeira dose, e quatro pontos tradicionais, que funcionarão das 13h às 17h, para primeira e segunda doses.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explicou que a estratégia é facilitar o acesso das pessoas à vacina. Segundo ela, um número significativo de cidadãos ainda não foi tomar a primeira dose. Nos dois dias de intensificação, oito pessoas da faixa de 80 anos e mais, cuja vacinação começou no dia 29 de janeiro, foram aos postos para receber a vacina. O mesmo se repetiu no grupo de comorbidades, com 244 pessoas que só agora receberam a primeira dose.
“Temos vacinas e equipes preparadas para aplicá-las. Precisamos que as pessoas compareçam aos postos com a maior brevidade, para que a nossa população fique protegida. É uma questão de saúde pública e não só individual”, alertou.
Com o horário diferenciado para atendimento, a Semsa espera alcançar o público que trabalha e que acaba tendo dificuldade para se vacinar, por ter que se deslocar para pontos distantes de onde moram.
“O prefeito David Almeida orientou que colocássemos pontos em nossas UBSs, para facilitar o acesso tanto para os trabalhadores como para os jovens, que muitas vezes não têm dinheiro para pagar a passagem de ônibus e chegar a um dos pontos tradicionais”, salientou Shádia.
A secretária voltou a orientar sobre a importância de fazer o cadastro no Imuniza Manaus, para agilizar o atendimento nos pontos de vacinação. O acesso pode ser feito por meio do link https://imuniza.manaus.am.gov.br.
Segunda dose
Quem estiver no prazo para receber a segunda dose deve procurar um dos quatro pontos já tradicionais da prefeitura para a campanha (Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, shopping Phelippe Daou, Studio 5 Centro de Convenções e Clube do Trabalhador do Sesi).
Unidades com funcionamento das 13h às 19h somente para a primeira dose:
Zona Norte
UBS Arthur Virgílio
Rua Imbiriba, nº 3.015, Novo Aleixo
UBS Balbina Mestrinho
Rua Major Silvério J. Nery, nº 170, Núcleo 3, Cidade Nova
UBS Sálvio Belota
Avenida Samambaia, nº 786, Santa Etelvina
Zona Oeste
UBS Deodato de Miranda Leão
Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória
UBS Leonor de Freitas
Avenida Brasil, s/nº, Compensa
Zona Leste
USF Gebes Medeiros
Rua Pirarucu, nº 100, Jorge Teixeira
UBS Leonor Brilhante
Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves
Zona Sul
USF Theomário Pinto da Costa
Travessa 2 de Agosto, s/nº, Bairro da União
USF Vicente Pallotti
Rua Apurinã, nº 279, Praça 14 de Janeiro
Pontos tradicionais 13h às 17h para primeira e segunda doses
Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandu, 119, Cidade Nova
Somente para pedestre
Shopping Phelippe Daou
Avenida Camapuã, 2.939, Cidade de Deus
Somente para pedestre
Studio 5 – Centro de Convenções
Avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial I
Somente para pedestre
Clube do Trabalhador do Sesi
Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José I
Ponto para pedestre e drive-thru
Texto – Sandra Monteiro / Semsa
Fotos – João Viana / Semcom
Publicidade