É com profundo pesar que familiares informaram através das redes sociais o falecimento do Artista Euros Barbosa.
Na nota, a família informa que dará mais detalhes no perfil de Euros nas redes sociais. Euros faleceu na última segunda-feira e foi sepultado ontem. A família não informou a causa da morte do artista.
Perfil e trajetória artística
Nascido em Manaus, Euros iniciou sua jornada artística aos 14 anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro para estudar Belas Artes. De volta à capital amazonense, envolveu-se com o teatro, criando cenários e bonecos, o que o levou a descobrir sua verdadeira vocação nas artes plásticas.
Sua primeira exposição individual ocorreu em 1983, na extinta Galeria Afrânio de Castro, com uma série de máscaras. Desde então, explorou diversas linguagens, como pintura, escultura, colagem, caricatura e arte digital, sendo reconhecido como um dos pioneiros da pop art na Amazônia.
Reconhecimento internacional
Ao longo de sua carreira, Euros levou a arte amazônica para o cenário internacional, com exposições em cidades como Paris (no Museu do Louvre), Nova Iorque, Viena, Miami e Porto. Sua obra destacou-se por representar a cultura regional com cores vibrantes e elementos da natureza local.