O superintendente da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva, foi o primeiro entrevistado do podcast PodMais em sua nova fase, que estreou ontem na TV e rádio Onda Digital. Questionado sobre seu futuro político, ele deixou no ar a possibilidade de voltar a disputar um mandato eletivo. “O futuro a Deus pertence”, respondeu. Até aqui a autoridade vinha evitando falar em uma nova empreitada eleitoral. No máximo aventava a possibilidade de coordenar a campanha do senador e aliado Omar Aziz (PSD) ao Governo do Estado em 2026.
Saraiva também festejou os números do Polo Industrial de Manaus, que acaba de bater seu recorde histórico na geração de empregos, com mais de 130 mil postos gerados. “Vamos atingir os 140 mil ainda este ano”, apostou. Ele também garantiu que hoje o modelo amazonense voltou e gerar segurança jurídica e anunciou a ida de uma comitiva da Suframa à China para negociar a vinda de duas gigantes chinesas para se instalar em Manaus. “A reforma tributária nos ajudou muito”, reconheceu, elogiando o trabalho da bancada federal do Estado.
Respondendo a um telespectador, que criticou o modelo por não produzir tecnologia no Estado, Saraiva afirmou que trata-se de uma percepção equivocada, uma vez que quase todas as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus investem em projetos de ciência, tecnologia e inovação, usando a Lei de Informática, que segundo ele foi fundamental para garantir avanços da indústria 4.0.
Com uma carreira política longeva – exerce mandatos consecutivos desde 1992 -, Bosco Saraiva vinha evitando falar em voltar às disputas. Ele foi vereador de Manaus três vezes, presidente da Câmara Municipal em duas ocasiões, deputado estadual, deputado federal e vice-governador. Desta vez, entretanto, deixou a possibilidade em aberto.
PodMais
O podcast PodMais, que reestreou ontem, é apresentado pelo veterano jornalista Hiel Levy, coadjuvado pelo histórico radialista Ormando Barbosa e pelo comediante João Bosco Ricochete. Durante três anos e meio foi atração da TV Diário, de onde saiu em maio.
Nas novas emissoras, o cenário e a roupagem mudou, mas o estilo permanece. “A ideia continua sendo informar com bom humor, de preferência divertindo o público”, diz o apresentador.
Hoje a atração estreia nas redes da Onda Digital, incluindo o Youtube. O entrevistado será o jornalista Brendo Cazuza, que viralizou ao criticar Belém do Pará.
O programa vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 16h40.