“Pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança cada vez maior.” Tiago 1:3
Mais cedo ou mais tarde, a nossa fé em Jesus como o único Senhor e Salvador será testada. Seremos confrontados com doutrinas enganosas que proclamam que todos os caminhos conduzem a Deus. Aqueles que estão firmes em sua crença não se deixarão abalar, mas é possível que alguns enfrentem intensos conflitos espirituais, chegando até mesmo a abandonar sua fé.
Em tempos de dificuldade, quando tudo parece perdido e a esperança se esvai, muitos acabam se voltando a crenças vazias e divindades silenciosas, afastando-se da fé verdadeira. A explicação de Jesus para a parábola do semeador nos mostra que alguém pode acolher a Palavra com alegria e iniciar uma vida devotada, mas acabar desistindo diante das provações.
“As que caíram sobre as pedras são os que ouvem a palavra e a recebem com alegria, mas não têm raiz; creem por um tempo, mas, na hora da provação, se afastam.” Lucas 8:13
Em contraste, existem aqueles que, ao ouvirem a Palavra, a guardam em um coração sincero e bondoso, e, com perseverança, produzem frutos. Nada — nem a dor, nem a rejeição, nem a perseguição, a doença ou a pobreza — é capaz de separá-los de sua fé em Jesus como único e suficiente Salvador.
As provações têm o poder de revelar se nosso amor por Cristo é verdadeiro ou motivado apenas por interesses pessoais. É nesse processo que nossa fé amadurece e se torna mais sólida. É essencial lembrar que os tempos difíceis são passageiros, e a fidelidade nas adversidades será recompensada no tempo certo.
“Mas aqueles que esperam no Senhor renovam suas forças; voam alto como águias, correm e não se cansam, caminham e não desfalecem.” […] “Feliz o homem que persevera na provação, porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam.” Salmos 28:7-8, Mateus 5:10-11
Tom Claro


