O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 80 anos, terá uma dura missão a cumprir, se deseja chegar ao quarto mandato como presidente do Brasil em 2026.

Cortando os excessos e as paixões no campo político, a realidade é uma só: Lula tem pouco tempo para tentar convencer o eleitorado de que ele é o melhor para os brasileiros.

Com forte rejeição, segundo as últimas pesquisas, em maio a uma ‘guerra’ tarifária com os Estado Unidos e diante de um congresso dividido, o presidente tem tido dificuldade de administrar o governo sem o apoio necessário tanta na Câmara federal quanto no Senado.

Junta-se a isso, o fato de Lula não ter um ‘Plano B’ ou seja, um nome forte par, no caso de desistência, indicar ou apoiar alguém do próprio Partido dos Trabalhadores (PT).

Guilherme Boulos e Fernando Haddad ainda aparecem distante de uma possível unanimidade dentro do partido e não há, ao menos até agora, outro nome viável à uma candidatura majoritária sem risco de derrota.

Lula, até então pré-candidato natural à reeleição, vive momentos instáveis desde que começou o terceiro mandato, em 2022. Já trocou vários ministros, alguns envolvido em escândalos, mas não consegue estabilidade necessária para garantir uma reeleição mais tranquila.

O presidente terá pela frente nomes como Michelle Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Fretas, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado. Todos cotados como prováveis nomes a disputar as eleições à presidência do Brasil em 2026.

Calcanhar de Aquiles do presidente Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por tentativa de golpe, mas mesmo assim, figura como forte cabo eleitoral da Direita e Centrão, a indicar e apoiar um adversário de Lula.

A polarização dos nomes de Lula e Bolsonaro, tem ajudado mais os adversários de Lula que beneficiado o atual presidente que tem investido pesado para tentar reverter a polarização e melhorar a performance junto ao eleitorado brasileiro.

VEJA OS NOMES PROVÁVEIS À DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA EM 2026

TARCISIO DE FREITAS

Tarcísio Gomes de Freitas é nascido no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1975). É um engenheiro, ex-militar e político brasileiro, filiado ao Republicanos. É governador do estado de São Paulo desde 2023. Foi ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro, bem como diretor-executivo e diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante o governo Dilma Rousseff.

FLAVIO BOLSONARO

Flávio Nantes Bolsonaro GOMN (Resende, 30 de abril de 1981 é um empresário, advogado e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL) e atual senador da República pelo Rio de Janeiro. Possui especializações em Políticas Públicas pelo IUPERJ e em Empreendedorismo pela FGV. É filho do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro e Rogéria Nantes Nunes Braga.

RONALDO CAIADO

Ronaldo Ramos Caiado GOMM (Anápolis, 25 de setembro de 1949) é um professor, médico ortopedista e político brasileiro. Filiado ao União Brasil (UNIÃO).

LULA DA SILVA

Luiz Inácio Lula da Silva (nascido Luiz Inácio da Silva; nasceu em Garanhuns, em 27 de outubro de 1945), mais conhecido como Lula, é um ex-metalúrgico, ex-sindicalista e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). É o 39.º presidente do Brasil desde 2023, havendo sido também o 35.º a ocupar o cargo, entre 2003 e 2011. É atual presidente do Brasil.

MICHELE BOLSONARO

Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro é a atual esposa do 38.° Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tendo sido a primeira-dama do país de 1 de janeiro de 2019 a 1 de janeiro de 2023.

RATINHO JR.

Carlos Roberto Massa Júnior, conhecido como Ratinho Júnior, é um empresário, comunicador e político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático. Foi deputado estadual, deputado federal e secretário de Estado. Desde 1.º de janeiro de 2019 é o governador do estado do Paraná