Meu avô me dizia que no tempo da guerra dormia, sonhando que a manhã alvissareira traria a notícia do fim de Hitler e Mussulini.
Houve festa, multidões tomaram as ruas. Hitler roto, derrotado se suicidou no bunker Mussulini foi malhado e decapitado em praça pública.
Montou-se palanque, meu avô subiu e aprovou o fim do nazifascismo e exaltou a vitória do socialismo.
Morreu feliz no século passado, com a certeza de que o nazifascismo foi sepultado, pra sempre.
“Não passarão! Enquanto todos dormem, tem alguém acordado no Kremelim, cuidando da paz”.
Mas o século passado foi breve, nele mesmo, tudo foi desconstruido. Como dizia Marx, afirmado por Engels: “tudo que é sólido desmancha no ar”.
O Kremlin do meu avô evapourou-se e o nazifascismo ressurgiu nesse novo século. Trump encarna Hitler, Netanyahu encarna Mussuline e são os flagelos da guerra, que eles mesmo inventaram.
Matam as crianças, roubam riquezas dos países pobres, bombardeiam cidades, matam líderes e não respeitam as leis da paz e o mundo assiste perplexo.
Ontem achei guardado o pijama que Meu avô dormia pra sonhar, no tempo da guerra.
Hoje à noite vou dormir com o seu pijama. Tomara que venha uma manhã alvissareira, por aí.
Guto Rodrigues


