O atual campeão mundial de surfe, Yago Dora, demonstrou sua força ao vencer a etapa de Saquarema (RJ) da Liga Mundial de Surfe (WSL). A vitória, conquistada na manhã desta sexta-feira (26), consolida sua posição no circuito internacional.

Na grande final, Dora superou o italiano Leonardo Fioravanti, que agora assume a liderança da temporada. O brasileiro somou 15.00 pontos, impulsionado por um aéreo espetacular que lhe rendeu 8.50. Fioravanti, por sua vez, precisava de uma nota altíssima para virar o placar, mas alcançou apenas 7.50, finalizando a bateria com 13.17.

Esta é a primeira vitória de Yago Dora na atual temporada da WSL, após seis etapas. Com os 10 mil pontos adicionados ao seu ranking, ele ascendeu para a terceira posição, acumulando 32.950 pontos. Já Fioravanti, com o vice-campeonato em Saquarema, somou 7,8 mil pontos e ultrapassou Ítalo Ferreira, assumindo a ponta geral com 33.930 pontos.

Apesar da liderança italiana, o surfe brasileiro vive um momento excepcional na WSL. Atletas nacionais ocupam da segunda à sexta posições no ranking geral. Ítalo Ferreira é o vice-líder (33.845), seguido por Yago Dora, e pelos paulistas Gabriel Medina (27.610) e os irmãos Miguel (27.610) e Samuel Pupo (24.640).

O surfista local João Chianca, o Chumbinho, competiu em casa, mas foi eliminado nas semifinais por Leonardo Fioravanti. Apesar da derrota, Chumbinho ganhou seis posições no ranking, subindo para o 17º lugar com 15.725 pontos.

Na categoria feminina, a vitória ficou com a norte-americana Sawyer Lindblad, que superou a francesa Tya Zebrowski na final. Lindblad somou 7.67 pontos, contra 6.10 de sua adversária, aproximando-se da liderança da temporada.