O governador Wilson Lima anunciou em uma coletiva na manhã desta segunda-feira, dia 6, as soluções encontradas e já ajustadas para melhorar o atendimento à população na área da saúde pública na capital e interior do Amazonas. Lima mostrou gráficos positivos o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
Lima estava acompanhada do secretário de Segurança Pública, coronel da Polícia Militar Vinícius e da secretaria de Saúde do Estado, Nayara Maksoud que falou não só das soluções que já fizeram efeito positivo na administração do 28 de Agosto, como também anunciou investimentos em municípios polos, como Parintins, entre outros.
Segundo anúncio do governo, do dia 1 a 31 de dezembro de 2024, foram realizadas 121 cirurgias gerais, além de outros nas áreas de ortopedia e vascular, melhorando a performance do hospital que é referência em Manaus.
Uma das mudanças feitas e que ajudaram na melhorar no atendimento e consequentemente no rendimento do hospital foi na administração (um outro grupo especializado na organização e administração de hospitais no Brasil), assumiu a missão e já conseguiu em pouco tempo, mostrar melhorias no atendimento e rendimento nos números de atendimento de pacientes e de cirurgias do 28 de agosto.
MUDANÇA DE SISTEMA
O governador também anunciou a mudança no Sisreg, a plataforma utilizada inclusive pelo SUS, do Governo Federal, que segundo ele, não estava atualizado e por conta disso, prejudicava o atendimento e agendamento de consultas dos pacientes. Uma nova plataforma, mais atualizada, será usada no agendamento de atendimento emergencial dos pacientes.
Ao portal, o governador informou que para o interior do estado, os municípios receberão aportes financeiros para manter as necessidades de medicamentos para os pacientes.
“O problema da falta de medicamentos nos hospitais no interior é antigo e deve-se muito as distâncias continentais do estado e a burocracia. Para resolver isso, o governo irá ajudar o poder público municipal, no que for da competência do Estado, com aportes financeiros para que o próprio município resolva esse problema diretamente, sem a burocracia hoje existente para adquirir os medicamentos necessários”, explicou o governador.
SECRETÁRIA ANUNCIA CRIAÇÃO DE MAIS POLOS
A secretaria Nayara Maksoud explicou que para melhorar ainda mais o atendimento médico no interior do Amazonas, o governo criará mais polos que são cidades próximas de outros municípios, onde serão investidos equipamento e melhorias na mão-de-obra profissional para atender as demandas das diversas calhas dos rios.
Ao invés de trazer o paciente para Manaus, como ocorre hoje, dependendo da complexidade, esse paciente será atendido no hospitais polos, onde haverá o necessário para esse atendimento, principalmente nos casos de traumas, muito comuns no interior.
SEGURANÇA PÚBLICA
O governador também mostrou números melhores no quesito segurança pública, como a queda no número de homicídios e de roubos no período das festa de fim de ano.