“Tive vergonha de pedir soldados e cavaleiros ao rei para nos protegerem dos inimigos na estrada, pois lhe tínhamos dito: “A mão bondosa de nosso Deus está sobre todos os que o buscam, mas o seu poder e a sua ira são contra todos os que o abandonam. Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nosso Deus, e ele nos atendeu”. Esdras 8:22
Podemos tomar como exemplos para nossas vidas dois pontos importantes nessa passagem bíblica no livro de Esdras, quando este se preparava para retornar com os exilados a Jerusalém.
1-Preferiu sair com a proteção de Deus a confiar em armas numa clara demonstração de fé. E olha que ele fazia essa viagem levando consigo ouro e prata em abundância. Essa proteção foi de tamanha importância que nem um assaltante ousou molestá-lo pelo caminho.
Em vez de proteção bélica devemos confiar em Deus a nossa segurança pessoal, material e etc. Quando Deus não está num negócio arma nenhuma pode proteger.
“Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus.” Salmos 20:7
2-Sob a proteção de Deus a viagem foi um sucesso! Confiança no poder da oração.
Antes de sairmos para uma viagem devemos sempre consultar ao Senhor, a fim de não voltarmos envergonhados e decepcionados porque nada deu certo.
Aprendamos com o apóstolo Tiago.
“Escutem, agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros.” Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: “Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” Agora, entretanto, vocês se orgulham das suas arrogantes pretensões. Todo orgulho semelhante a esse é mau.” Tiago 4:13-16
Tom Claro