Robson Crvalho – A cidade de Parintins, no interior do Amazonas, está preparada para mostrar ao mundo a sua arte. Artistas das mais variadas áreas da cultura, estão espalhados por metro quadrado fazendo arte nos muros, nas casas, nas ruas e nos atelieres dos bois Garantido e Caprichoso.
O projeto Parintins Galeria Cidade Aberta, é do governo do Estado do Amazonas e beneficia diretamente centenas de artistas do município.
Inácio Paiva, 25, é um dos artistas que trabalha para deixar a cidade linda para o 25º Festival Folclórico de Parintins este ano.
Paiva conta que começou a pintar aos 17 anos e hoje vive da arte. Ele é casado e se diverte trabalhando para sustentar a família.
Nascido na comunidade ribeirinha do Lago do Zé Açu, em Parintins. Ele conta que sem saber em que investir profissionalmente, ouviu um anúncio na rádio que estava aberta inscrições para o Liceu de arte Cláudio Santoro aqui de Parintins.
“Me matriculei em 2017 no curso de iniciação em desenho e cultura, com o metre Josinaldo Matos e desde então, venho estudando e aprimorando várias técnicas. Para chegar no nível que estou hoje, é preciso muita persistência, dedicação e trabalho todo dia”, revela Inácio Paiva.
OUTRO ARTISTA
João Ferreira, 27 anos, é outro artista visual parintinense, como ele próprio se denomina. Segundo ele, sua história na arte começou quando ainda era criança, aos oito anos e que gostava de ‘rabiscar’ em cadernos e papéis que encontrava pela frente.
“Eu estudei c om um rapaz que desenhava e morava próximo de sua casa. Depois passou pelo Rob Barbosa, no Instituto APP (Associação dos Artistas Plásticos de Parintins). De lá, conheci o Irapan, onde estudou com o professor Ivailson Inomata, onde conheci as técnicas como sombra, luz perspectiva e fui ampliando minha técnica.
PARINTINS EM TELA
A fachada do Bumbódromo, as ruas, muros e casas, além de prédios públicos e empresas da iniciativa privada, todos estão com algum tipo de arte que transformaram a cidade numa verdadeira tela a céu aberto.
Esse projeto do Governo do Amazonas, conta com o apoio da prefeitura de Parintins. O 58º Festival Folclórico de Parintins em 2025 será realizado entre os dias 27, 28 e 29 de junho no Bumbódromo em Parintins .
O evento, considerado um dos maiores festivais de cultura popular do Brasil e doo Mundo, atrai gente de todo o mundo. As apresentações e a competição entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido em três noites consecutivas resulta em um único campeão.
PREFEITURA DE PARITINS
Paralelo ao projeto Parintins Galeria Cidade Aberta, o prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa preparam a cidade para receber turistas, gerando emprego e renda a milhares de famílias. A cidade está limpa e o comércio local está a todo vapor.
Os currais de Garantido e Caprichoso promeovem eventos praticamente todos os dias, com ensaior e festas temáticas.