A imprudência no trânsito continua deixando um rastro de destruição em Manaus. Em diferentes zonas da cidade, motoristas têm ignorado limites de velocidade, sinais de trânsito e regras básicas de convivência viária — e as consequências seguem sendo fatais.
A imprudência voltou ao centro das discussões neste domingo, 16/11, quando um acidente de grande repercussão deixou dois mortos, na avenida do Turismo, e reacendeu o debate sobre segurança nas ruas da capital. Segundo as primeiras informações, o motorista envolvido teria avançado em alta velocidade, resultando no impacto fatal. Um dos pontos em que também alguns condutores não respeitam os limites de velocidade é no viaduto Rei Pelé, onde sucessivos acidentes já foram registrados ao longo do ano, todos com um mesmo fator em comum: excesso de velocidade e direção irresponsável. Apesar das campanhas de conscientização, alguns condutores ainda tratam a via como pista de corrida, colocando vidas em risco.
O cenário geral aponta que respeitar as leis de trânsito não é opcional: é uma questão de responsabilidade social. Medidas simples — como reduzir a velocidade, evitar o uso do celular ao volante e não dirigir sob efeito de álcool — poderiam evitar grande parte das ocorrências.

Ao mesmo tempo, cresce o trabalho de fiscalização, incluindo a ampliação do número de corujinhas, mais radares e monitoramento eletrônico em pontos críticos, para inibir os condutores imprudentes e valorizar a vida. A mensagem é clara: salvar vidas passa por mudanças de atitude em condutores conscientizados.


