O empresário Malaliel Pereira Silva, CEO da Panificadora Rio Maracanã, bairro Flores, definiu a sua trajetória de superação e sucesso para a plateia que marcou presença na edição especial do Conselheiros Master, iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazona), na última quinta-feira. “Ninguém entra no ramo da panificação sem amor e paixão pelo que faz. Comecei entregando pão na cabeça, aos 12 anos, em Nova Olinda do Norte. Passei por muitas dificuldades, inclusive 21 anos e seis meses no vício em álcool, mas consegui reconstruir minha vida e meu negócio”, relatou o panificador.
O negócio começou com uma pequena prateleira (de 80 centímetros), onde vendia pães e alguns itens básicos no Conjunto Beija-flor. “Meu pai me ajudou a pagar o aluguel do primeiro ponto. Eu não tinha quase nada, mas acreditava que poderia crescer. Hoje, 30 anos depois, a “Rio Maracanã” é um sucesso, sendo panificadora, conveniência e cafeteria, em um formato totalmente repaginado. O que é fruto de muito trabalho e dedicação”, anunciou.
O empresário, ao encerrar o diálogo promovido na sede da Federação das Indústrias do Estado Amazonas (FIEAM), deixou um conselho, especialmente para os jovens empreendedores. “Busquem conhecimento e inovação. O mercado está em constante transformação, e precisamos nos preparar para atender às expectativas dos clientes. Quem não evolui, fica para trás”.
O evento foi dedicado ao setor de panificação, durante a Assembleia Geral Ordinária do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindpam), oportunidade para compartilhamento de experiências e conhecimentos para inspirar e capacitar os participantes.
A superintendente do IEL Amazonas, Andrea Guerra, destacou a importância do programa. “O Conselheiro Master é uma parceria com o Sebrae, que busca compartilhar experiências de sucesso de empresários para inspirar outros empreendedores”, comentou.
A presidente do Sindpam, Zeina Russo, reforçou a relevância da iniciativa. “Procuramos o IEL para criar um programa direcionado à panificação, pois temos empresários com histórias de vida incríveis que merecem ser conhecidas. Essa primeira edição específica para o setor foi um marco importante”, disse.