Diante das recentes informações postadas em alguns sites de notícias sobre uma possível ‘fusão’ do PSDB com o PSD, o senador Plínio Valério disse a coluna que: “dificilmente, caso se concretize essa fusão, eu ficaria no PSDB”. Mas o senador adiantou que geralmente, só iria se preocupar com o assunto, caso seja concretizada a suposta fusão ou a federação entre os partidos.
WILSON LIMA E O PLANO B
O governador Wilson Lima parece ter um plano B, para as eleições de 2026, quando deverá mirar uma das duas vagas ao Senado Federal. Lima que tem sido ignorado pela maioria dos ex-aliados políticos, como deputados federais, estaduais e senadores que o ‘isolaram’ nos últimos meses, tem focado nas políticas públicas no interior do Amazonas.
INVESTIMENTOS NO SETOR PRIMÁRIO
Wilson Lima deverá, a partir deste ano, intensificar as ações e investimentos no setor primário, em todos os 61 municípios do Amazonas e nas áreas metropolitana e rural da capital, Manaus.
AÇÕES COMEÇAM HOJE
Nesta sexta-feira, 10, por exemplo, o governador fará uma série de ações no setor primário, na Expoagro, no quilômetro 2 da BR-174. Entre as ações, liberação de crédito, entrega de equipamentos agrícolas, distribuição de alevinos, casas de farinha entre outros.
LIMA MEHORA A SAÚDE PÚBLICA
Uma das atitudes do governador em Manaus, por exemplo, foi acabar com a deficiência administrativa na saúde pública, onde ele vinha sendo muito criticado. Lima resolver os problemas crônicos do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e anunciou mais investimentos na saúde nos municípios.
MOVO GRUPO POLÍTICO
Por outro lado, o recém anunciado ‘novo grupo político’ que diga-se de passagem, formado e liderado por ‘velhos’ conhecidos ‘caciques’ políticos da ‘velha’ política amazonense, como os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), se articula politicamente mirando o governo em 2026. Omar é o mais cotado para disputar e retornar a sede do governo na Compensa.
LULA E BOLSONARO POLARIZAM NO AMAZONAS
Por falar em eleições de 2026, no Amazonas, os dois grupos político mais evidentes liderados pelo senador Omar Aziz e pelo governador Wilson Lima, vão fortalecer a polarização em torno dos nomes do atual presidente Luiz Inácio Lula d Silva (PT) e do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
WILSON VAI DE BOLSONARO E OMAR DE LULA
Essa polarização é devido a proximidade e alinhamento do senador Omar com o governo federal de Lula. Já para o governador Wilson Lima, resta o apoio de Bolsonaro que nas eleições do ano passado, apoiou o deputado federal Capitão Alberto Neto à prefeitura de Manaus e ficou em segundo lugar. Wilson apoiou o presidente da Aleam, Roberto Cidade.
BASTIDORES
Fontes do portal dão conta da aproximação de Wilson com o ex-senador Alfredo Nascimento que comanda o PL no Amazonas. Com isso, é praticamente certo o apoio de Bolsonaro à eleição de Wilson ao Senado em 2026.