O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desejou sucesso no governo de Donald Trump e pediu paz e harmonia entre a relação entre os dois países. Lula não que briga. Ele não compareceu à posse do 47º presidente dos EUA, embora tenha criticado o então candidato durante as eleições Americanas.
O dia seguinte a posse de Trump, vários decretos foram assinados e alguns causaram polêmicas em vários países. Entre os decretos, o uso das forças armadas para reforçar as fronteiras com o México, o perdão a invasores do Capitólio, logo após a derrota dele para Joe Biden.
Donald Trump causou mais polêmica mundial ao anunciar o desejo de anexar a Groelândia aos EUA, bem como afirmar que a partir de sua posse, só haverá dois gêneros (home e mulher) no país.
Fora essas mudanças, o novo governo também assustou o mundo ao afirmar que poderá requerer o Canal do Panamá, além de anunciar uma nova era na exploração de petróleo, gás e carvão, ações que vão de encontro aos acordos mundiais para conter o aquecimento global.
ABANDONA OMS
Outro anuncio que provocou preocupação em todo o mundo foi o anúncio feito por Trump, da saída dos EUA da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesta terça-feira, a própria OMS emitiu nota pedindo ao presidente dos EUA que reveja a decisão.
Trump acusa a OMS de muita aproximação da China e não digeriu as duras críticas da organização ao seu governo, durante a pandemia do Covid-19.
Por outro lado, a OMS depende das doações dos EUA para as suas atividades em todo o planeta.