A vitória do republicano Donald Trump à presidência dos Estados Unidos tem preocupado e causado certa tensão em vários países. No brasil, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes da eleição anunciou sua vontade de vitória da democrata Kamala Harris, pode ser um dos líderes políticos mundiais a não ter a atenção necessária do no novo governo dos EUA.
Diferente de Joe Biden, atual presidente norteamericano, mais ligado ao governo de Lula, Trump foi criticado por Lula, o que pode dificultar as parcerias econômicas no próximo governo a partir de 2025.
QUESTÃO POLITICA
Ao contrário do posicionamento de Lula, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro é mais próximo de Trump, tanto, que o filho, o senador Eduardo Bolsonaro esteve presente na vitória de Trump nos EUA.
É bom lembrar que nas eleições brasileiras, o ex-presidente Jair Bolsonaro saiu vitorioso, pelo fato do PL e outros partidos mais ligados à direita, conseguir eleger mais prefeitos e vereadores em todo o país.
Existe ainda a possibilidade, mesmo que remota, de Bolsonaro conseguir reverter a condenação que o deixou ‘inelegível’ por oito anos, se tornar apito a disputar as eleições em 2026. No caso de não conseguir, terá forte influência na indicação de um candidato para disputar a presidência do Brasil em 2026.