Oito pessoas morreram e outras 13 ficaram gravemente feridas na tragédia na manhã deste sábado, 21 de junho de 2025, quando um balão de ar quente da empresa Sobrevoar, com 21 pessoas a bordo, pegou fogo em pleno voo sobre os céus de Praia Grande, no sul catarinense.
A tragédia comoveu o Brasil e abriu discussão sobre a prática dos voos de balão por turistas.
As causas sobre o acidente estão sendo investigadas, mas suspeita-se que o balão começou pegou fogo causadas por um maçarico utilizado como reserva. Nada foi confirmado até agora.
Imagens gravadas por testemunhas mostram nitidamente as chamas consumindo o material altamente inflável do balão.
ATO HERÓICO
O piloto pode ter salvado as outras vítimas ao orientá-las a pular antes do impacto do balão com o chão. O ato pode ter salvado os 13 sobreviventes que estão hospitalizados.
VÍTIMAS INDENTIFICADAS
Quatro turistas morreram carbonizados dentro da cesta, sem conseguir sair. O caso mais grave e que chocou os brasileiros foram as vítimas que pularam do balão ainda no início das chamas.
Todas as vítimas já foram identificadas pela Polícia Civil e incluem médicos, professores e um casal, conforme publicações dos portais UOL e Gauchazh.
INVESTIGAÇÃO
As investigações sobre as causa do acidente estão a cargo da Polícia Civil de Santa Catarina e do Ministério Público estadual.
A ANAC divulgou nota e investiga a tragédia e só deverá concluir as investigações em 30 dias.
REPERCUSSÃO
Comovido com a tragédia, o governador Jorginho Mello manifestou “consternação profunda”. Ele pediu total atenção das autoridades e apoio as vítimas.
PRESIDENTE LULA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota e ofereceu apoio as vítimas e aos familiares de todos os turistas vítimas da tragédia.
NOTA DA SOBREVOAR
“Infelizmente, mesmo com todas as precauções necessárias e com o esforço do nosso piloto, que possui ampla experiência e adotou todos os procedimentos indicados, tentando salvar todos os que estavam a bordo do balão, sofremos com a dor causada por essa tragédia”, diz o texto.
As atividades da companhia estão suspensas por tempo indeterminado.
Redação Flagrante Brasil e
Fonte: UOL e Gauchazh