Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, às 9h30, nesta terça-feira, 11/2, a operação “Carga Pesada”, na avenida Rodrigo Otávio Jordão Ramos, zona Sul, para fiscalizar caminhões que circulam de forma irregular e sem os equipamentos obrigatórios na área do porto do Chibatão.

A ação tem como objetivo garantir a segurança dos motoristas e pedestres que circulam pela região, além de coibir práticas ilegais no trânsito, como a falta de documentação e a utilização de veículos em más condições.

O diretor de Operações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Ventilari, disse que a operação tem o objetivo de fiscalizar as carretas e caminhões e conter o número de acidentes naquela área, envolvendo carretas que transportam containner.

Segundo ele, desde o início das fiscalizações, o número de acidente reduziu em 40% em realação ao mesmo período do ano passado. Durante as fiscalizações, um caminhão foi apreendido por conta de uma placa e o chassi não corresponderem com a documentação. O veículo foi recolhido ao parqueamento e o condutor levado a uma delegacia da Polícia Civil para averiguação.

Um grande congestionamento de veículos formou-se durante as duas horas da operação naquela área nas proximidades da Base Aéres de Manaus.

Serão verificados os documentos dos motoristas e dos veículos, bem como a presença de equipamentos de segurança, como cintos de segurança, faróis, lanternas e retrovisores. Os caminhões que estiverem em desacordo com as normas serão autuados e poderão ser apreendidos.

A operação terá o apoio da Guarda Civil Metropolitana de Manaus e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).