Ação reúne diversos órgãos federais para ampliar o acesso da população a serviços públicos e orientações ambientais
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) participará da edição do Governo do Brasil na Rua, que será realizada nesta sexta-feira (3 de julho), das 9h às 17h, no SESI Clube do Trabalhador, em Manaus.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pelo Ministro Guilherme Boulos, reúne diversos órgãos do Governo Federal em um grande mutirão de cidadania, oferecendo serviços públicos gratuitos, orientações e atendimento direto à população.
Durante o evento, a equipe do IBAMA estará disponível para prestar orientações sobre a proteção do meio ambiente, esclarecer dúvidas relacionadas à legislação ambiental, licenciamento, fiscalização, fauna silvestre, combate aos crimes ambientais, educação ambiental e demais temas de competência do Instituto.
A participação do IBAMA reforça o compromisso da instituição em aproximar os serviços ambientais da sociedade, promovendo informação qualificada, educação ambiental e fortalecendo a cidadania por meio do atendimento direto à população.
Segundo o Superintendente do IBAMA no Amazonas, Joel Araújo, iniciativas como essa ampliam o diálogo entre o Governo Federal e os cidadãos.
“O Governo do Brasil na Rua representa uma importante oportunidade para aproximar o IBAMA da população. Muitas pessoas possuem dúvidas sobre questões ambientais, querem conhecer melhor os serviços prestados pelo Instituto ou entender como colaborar na proteção do patrimônio ambiental brasileiro. Estaremos presentes para orientar, ouvir a sociedade e fortalecer essa relação de confiança com os cidadãos”, destacou.
Além dos serviços do IBAMA, a população poderá acessar diversos atendimentos oferecidos por órgãos federais, como renegociação de dívidas pelo Novo Desenrola, perícias do INSS, serviços relacionados ao programa Reforma Casa Brasil, vacinação para todas as idades e outras ações de cidadania, sem necessidade de agendamento prévio.
A edição de Manaus marca o encerramento do atual ciclo do programa Governo do Brasil na Rua, que percorreu diferentes estados brasileiros levando serviços públicos diretamente à população.
Serviço
Governo do Brasil na Rua – Manaus
Data: 3 de julho de 2026 (sexta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Cerimônia de abertura: 9h30
Local: SESI Clube do Trabalhador – Manaus (AM)
Participação do IBAMA: atendimento ao público com orientações e palestras sobre legislação ambiental, Cadastro Técnico Federal (CTF), educação ambiental, fauna silvestre, fiscalização, licenciamento ambiental, denúncias de crimes ambientais e demais serviços institucionais.
Fonte: Divulgação Ibama-AM.


