A seleção brasileira masculina de vôlei enfrentou um revés nesta sexta-feira (26) ao ser superada pela Itália na Liga das Nações. Esta marca o segundo tropeço consecutivo da equipe na competição, que está sendo disputada em Liubliana, na Eslovênia.

A partida terminou com vitória italiana por 3 sets a 1, com parciais de 25/19, 25/23, 22/25 e 25/23. Destaque para a performance de Matteo Bottolo, que anotou 20 pontos, e Alessandro Bovolenta, com 19, que foram fundamentais para o triunfo europeu. A Itália demonstrou superioridade no saque, conseguindo nove pontos diretos contra apenas dois do Brasil.

Pelo lado brasileiro, o ponteiro Lucarelli foi o principal pontuador com 14 acertos. O oposto Bryan e o central Judson contribuíram com 12 pontos cada. Flávio, com quatro pontos de bloqueio, também se sobressaiu.

O Brasil terá pela frente mais dois desafios na Eslovênia: neste sábado (27), às 15h30 (horário de Brasília), contra os anfitriões, e no domingo (28), às 11h30, contra o Canadá. A competição é transmitida ao vivo pelo canal VBTV.

A Liga das Nações reúne 18 seleções em uma fase classificatória com 12 jogos para cada equipe. O formato de pontuação premia vitórias por 3 a 0 ou 3 a 1 com três pontos, enquanto o triunfo por 3 a 2 concede dois pontos ao vencedor e um ao perdedor. As sete melhores equipes avançam para as quartas de final, que ocorrerão em Ningbo, na China.

Com a derrota, o Brasil caiu para a sexta posição na tabela, somando 11 pontos. A Itália, após a vitória, subiu para a quinta colocação com 13 pontos. O Japão lidera a competição com 16 pontos, seguido pela Ucrânia, que venceu o Brasil anteriormente.