O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou neste fim de semana o memorial criado em homenagem às vítimas do ataque na escola Robb Elementary, na cidade de Uvalde. Na última terça-feira, um atirador matou ao menos 19 crianças e dois adultos, antes de ser morto no local.
O Departamento de Justiça dos EUA anunciou no domingo que está analisando a demora na resposta da polícia no dia do ataque.
O plano do atirador
O governador do Texas, Greg Abbot, disse que Ramos estudou em uma instituição próxima e aparentemente morreu após troca de tiros com a polícia na escola primária Robb Elementary School. Segundo a agência de notícias Associated Press, um agente da US Border Patrol (agência responsável pela patrulha das fronteiras) que estava próximo à escola correu para dentro dela quando o tiroteio começou e alvejou o atirador, matando-o. Pelo menos dois agentes ficaram feridos na troca de tiros e estão no hospital, em condição estável.
Abbot também afirmou, na manhã desta quarta-feira, que o atirador escreveu três mensagens no Facebook antes do ataque: primeiro, dizendo que estava planejando atirar na sua avó; depois, que ele fez isso; e em seguida, que ele iria atacar uma escola primária, apenas 15 minutos antes de efetivar o ataque.
Com informações do BBC