O prefeito de Manaus, Renato Junior, entregou nesta segunda-feira, 22/6, a Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste da capital, após uma ampla reforma realizada pela prefeitura. A unidade, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passa a ser referência para cerca de 25 mil moradores da região, com oferta completa de serviços de Atenção Primária à Saúde.

Com capacidade para realizar até 15,7 mil procedimentos por mês, a USF oferece consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, exames laboratoriais, testes rápidos, acompanhamento pré-natal, controle de doenças crônicas e dispensação de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a entrega, o prefeito Renato Junior destacou os investimentos da gestão municipal na reestruturação da rede de saúde e reforçou o compromisso de garantir unidades mais modernas, acolhedoras e eficientes para a população e para os profissionais da área. “Estou muito feliz neste dia, com mais essa entrega. Esta é a 115ª unidade revitalizada pela nossa gestão, tudo novo, equipamentos novos, estrutura nova”, afirmou.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal também anunciou o chamamento de profissionais de saúde aprovados no cadastro reserva para reforçar a rede municipal de saúde, dentro do planejamento de ampliação e entrega de cinco novas unidades.

“Vou fazer um anúncio aqui, estarei chamando novos profissionais do cadastro reserva para fortalecer ainda mais o atendimento e garantir a qualidade do serviço que a população merece”, completou Renato Junior.

O secretário municipal de Saúde, Nagib Salem, destacou que a nova estrutura vai beneficiar aproximadamente 25 mil moradores dos bairros da Paz e Santos Dumont, fortalecendo a atenção básica e ampliando o acesso aos serviços de saúde na zona Oeste.

“Essa unidade passou por uma grande reestruturação e agora está preparada para oferecer um atendimento mais humanizado e resolutivo, garantindo que a população se sinta acolhida e bem atendida”, enfatizou Nagib.

Emocionada com a entrega da unidade totalmente revitalizada, a gestora da USF Santos Dumont, enfermeira Elenilda Maria, pontuou que o espaço representa a realização de um sonho construído com dedicação da equipe de saúde. Ela ressaltou ainda que, durante os dois anos de reforma, o atendimento à população não foi interrompido.

“Com essa nova casa, a gente vai renovar muitas coisas. É a realização de um sonho. Mesmo durante o período de reforma, não deixamos a comunidade desassistida, seguimos levando atendimento e cuidado às famílias”, disse Elenilda.

Comunidade

As equipes realizaram atendimentos domiciliares e visitas comunitárias, com apoio dos agentes comunitários de saúde, garantindo acompanhamento contínuo às famílias da região, incluindo a comunidade indígena próxima à unidade.

Moradora da comunidade indígena, Cléia Vieira da Costa, de 51 anos, ressaltou a importância do atendimento próximo à população e o acolhimento das equipes de saúde. “Para nós, indígenas, é muito difícil conseguir atendimento. Aqui facilita muito a nossa vida. Somos bem recebidos e tratados com respeito”, disse.

O idoso Jair Caleiro Santos, de 70 anos, também elogiou os serviços oferecidos na unidade. “Eu costumo vir aqui para consultas e exames e sou sempre muito bem atendido, com sorrisos nos atendentes. Só tenho a agradecer”, comentou.

Morador do bairro da Paz, Luiz Carlos de Magalhães falou sobre a importância da revitalização da unidade e os avanços na estrutura de saúde da região. “Quem viu essa unidade surgir sabe o quanto essa entrega é importante. O bairro hoje é valorizado com duas unidades de saúde para atender a população”, afirmou.

Representando o sentimento da comunidade, a estudante indígena do povo sateré-mawé, Yara da Costa, de 11 anos, destacou a emoção com a entrega da nova unidade de saúde e a importância do espaço para as famílias da região. Agradecida, ela também entregou ao prefeito Renato Junior um artesanato indígena tradicional, peça simbólica de sua cultura, geralmente oferecida a lideranças, com significado de força, gratidão, proteção e afastamento do “mau-olhado”.

“É um sentimento muito grande e feliz. Agora temos uma UBS que vai fazer parte do nosso dia a dia, com profissionais que cuidam da gente com carinho”, concluiu Yara.

Com a entrega da USF Santos Dumont, a Prefeitura de Manaus chega a 115 unidades de saúde construídas, reformadas ou revitalizadas nos últimos cinco anos, fortalecendo o acesso da população aos serviços de saúde em todas as zonas da cidade.

Texto – Marcilene Frutuoso/Semcom

Fotos – João Viana/Semcom