O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribuiu os recentes sucessos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à restauração da confiança entre os técnicos da instituição e a atual gestão. A afirmação foi feita durante a celebração dos 74 anos do banco, realizada no Rio de Janeiro.
Na mesma ocasião, o presidente anunciou um aporte de R$ 140 bilhões para o programa Nova Indústria Brasil (NIB). Em seu discurso, Lula enfatizou a importância da colaboração entre os setores público e privado para o avanço do país, rejeitando a ideia de dicotomia entre suas competências.
“O Brasil não pode comportar mais aquele discurso atrasado entre a competência privada e a competência pública. O que é público e funciona tem de continuar público e funcionando. O que é privado e funciona tem que continuar sendo privado e funcionando. O que importa é que os dois produzam”, declarou o presidente.
Apesar de uma breve rouquidão, Lula detalhou que os bons resultados em financiamentos para áreas estratégicas, como indústria, transição energética e sustentabilidade, são fruto direto da relação de confiança estabelecida entre a diretoria do BNDES e seus colaboradores.
Dirigindo-se a Aloízio Mercadante, presidente do BNDES, Lula elogiou a gestão por conquistar a confiança dos funcionários, em vez de impor o medo. “Vocês conseguiram fazer com que os funcionários tenham confiança na direção, e não medo. Porque a direção é passageira, e eles são [quadro] efetivo. Eles sabem que presidente [do BNDES] tem mandato e que eles podem ficar com vários presidentes”, explicou.
O presidente ressaltou que a confiança é crucial para a agilidade dos processos. “Se eles não tiverem confiança na direção ou no que o governo está deliberando, um projeto que cai na mão de um técnico demora, em vez de uma semana, vários meses ou um ano. E não é aprovado”, concluiu.


