A seleção brasileira feminina de vôlei sentado encerrou sua participação no Campeonato Mundial, realizado em Hangzhou, na China, com a medalha de prata. Na grande final desta sexta-feira (17), o time brasileiro foi superado pelas americanas em uma partida disputada, que terminou em 3 sets a 1, com parciais de 25/18, 25/20, 24/26 e 25/10.

As americanas, que já haviam alcançado a final em três edições anteriores (2010, 2014 e 2018), conquistaram seu primeiro título mundial. O Brasil, por sua vez, chegava à decisão como o atual campeão e com uma campanha invicta até então, sem ter perdido nenhum set.

Apesar da derrota na final, a participação no mundial garantiu ao Brasil uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles, em 2028. Como os Estados Unidos já possuem a vaga como país-sede, a outra vaga continental destinada ao mundial ficou com a China, que venceu o Canadá por 3 a 0 na disputa pelo bronze.

No torneio masculino, o Brasil também enfrentou dificuldades. A equipe foi derrotada pelo Cazaquistão por 3 sets a 2 na disputa pelo terceiro lugar, com parciais de 25/21, 23/25, 22/25, 25/23 e 10/15. Com o resultado, o Brasil ficou fora do pódio após três edições consecutivas entre os melhores.

O título masculino ficou com o Irã, que derrotou a Bósnia e Herzegovina por 3 a 1. Esta foi a nona conquista mundial para a equipe iraniana. Tanto o Irã quanto a Bósnia e Herzegovina garantiram suas vagas em Los Angeles 2028.

A seleção masculina brasileira ainda terá uma nova chance de classificação para os Jogos Paralímpicos no Campeonato Pan-Americano de 2027. Para garantir a vaga diretamente, o Brasil precisará ser campeão da competição, evitando assim a necessidade de uma repescagem internacional.