O mundo do basquete se despede de Moncho Monsalve, figura icônica do esporte espanhol e que também deixou sua marca como técnico da seleção brasileira masculina. Monsalve faleceu nesta terça-feira (28), aos 81 anos, em decorrência de causas não especificadas.
Como comandante da equipe brasileira entre 2008 e 2010, Monsalve liderou uma geração talentosa que incluiu nomes como Anderson Varejão, Leandrinho Barbosa, Marcelinho Huertas, Marcelinho Machado e Tiago Splitter. Sob sua batuta, o Brasil conquistou a Copa América de 2009, garantindo uma vaga no Mundial do ano seguinte.
A carreira de Monsalve é recheada de conquistas. Em 2004, foi reconhecido com sua inclusão no Hall da Fama da Federação Espanhola de Basquete. Antes de se dedicar à área técnica, o espanhol teve uma passagem de sucesso como jogador, especialmente no Real Madrid. Entre 1963 e 1967, ele vestiu a camisa merengue e acumulou nove títulos, incluindo três Copas da Europa.
Após encerrar a carreira de atleta precocemente aos 26 anos, devido a uma grave lesão no joelho, Monsalve iniciou uma longa e vitoriosa trajetória como treinador. Ele comandou diversos clubes espanhóis de renome, como Barcelona, Zaragoza, Múrcia e Málaga. Além do Brasil, também teve passagens pelas seleções de Marrocos e República Dominicana.
O Real Madrid, clube onde se consagrou como jogador, emitiu uma nota oficial lamentando a perda: “O Real Madrid CF, seu presidente e sua Diretoria lamentam profundamente o falecimento de Moncho Monsalve, uma das grandes lendas do Real Madrid e do basquete espanhol”. A Federação Espanhola de Basquete também expressou suas condolências, destacando seus 61 jogos pela seleção e sua contribuição como treinador.


